Raiva

R

Analgesia congênita. Insensibilidade congênita à dor é mais explicativo, não? É o nome da doença que afeta as pessoas que não são capazes de sentir dor. Imagina o quanto pode mudar (ou moldar) a cabeça de uma pessoa o simples fato de não poder sentir dor. Só a ausência do medo da dor física já é algo que nos transformaria imensamente — eu suponho. Agora imagine o quanto a raiva pode afetar nossa mentalidade, nossa visão de mundo. Como a raiva pode moldar nossa visão de mundo? Bem, primeiro a gente precisa se perguntar o que é a raiva, ser capaz de imaginá-la, senti-la (em certo sentido), só assim é possível verdadeiramente entender o seu significado. O cinema sempre nos ajuda a entender algo melhor, pois o sentido de algo sempre se mostra num prática (não numa regra), com a palavra raiva não é diferente. Na verdade, eu diria: numa atuação. A atuação é apenas o exemplo alçado ao palco principal, isto é, retirado da sua condição de mera muleta.

Dê play e clique sobre o botão CC para ativar as legendas em português

De que o garoto tem raiva? De quem? A medida que seguimos fazendo perguntas pra tentar entender quem poderia ser esse menino, o que poderia ter lhe acontecido para que ele se comporte assim, nos tornamos mais capazes de entender a lógica da raiva. Da sua raiva. Ver o que nela há de geral e o que há de singular.

Adicionar comentário

outras redes

Perfis em outras redes

Preferidos

A categoria Preferidos é especial, porque reúne os textos que eu mais gosto. É uma boa amostra! As outras categorias são mais especializadas e diversas.

Categorias

Arquivos