Por uma Gaia ciência

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Humano, demasiado humano é um pote de ouro. É um livro que eu não canso de reler. Só Nietzsche pode sublinhar a relação improvável entre a alegria e a ciência, e explicar com simplicidade quase desconcertante o fenômeno da post-truth tanto tempo antes dele ter lugar. Só mesmo uma gaia ciência parece capaz de nos livrar do puzzle-solvers (de livrar eles mesmos do seu fardo) e fortalecer o interesse pela verdade.

O futuro da ciência. — A ciência dá muita satisfação a quem nela trabalha e pesquisa, e muito pouca a quem aprende seus resultados. Mas, como aos poucos todas as verdades importantes da ciência têm de se tornar cotidianas e comuns, mesmo essa pouca satisfação desaparece: assim como há tempos deixamos de nos divertir ao aprender a formidável tabuada. Ora, se a ciência proporciona cada vez menos alegria e, lançando suspeita sobre a metafísica, a religião e a arte consoladoras, subtrai cada vez mais alegria, então se empobrece a maior fonte de prazer, a que o homem deve quase toda a sua humanidade. Por isso uma cultura superior deve dar ao homem um cérebro duplo, como que duas câmaras cerebrais, uma para perceber a ciência, outra para o que não é ciência; uma ao lado da outra, sem se confundirem, separáveis, estanques; isto é uma exigência da saúde. Num domínio a fonte de energia, no outro o regulador: as ilusões, parcialidades, paixões devem ser usadas para aquecer, e mediante o conhecimento científico deve-se evitar as conseqüências malignas e perigosas de um superaquecimento. — Se esta exigência de uma cultura superior não for atendida, o curso posterior do desenvolvimento humano pode ser previsto quase com certeza: o interesse pela verdade vai acabar, à medida que garanta menos prazer; a ilusão, o erro, a fantasia conquistarão passo a passo, estando associados ao prazer, o território que antes ocupavam: a ruína das ciências, a recaída na barbárie, é a conseqüência seguinte; novamente a humanidade voltará a tecer sua tela, após havê-la desfeito durante a noite, como Penélope. Mas quem garante que ela sempre terá forças para isso?

Friedrich Nietzsche, Humano, demasiado humano, 251

Nietzsche tem considerações sobre a ciência simplesmente preciosas (o Nietzsche maduro quase substitui a figura do artista, o lugar que ele tinha no seu pensamento, pelo do cientista, na verdade ele modula as duas posições), considerações de um tipo que você jamais leria nem mesmo nos melhores filósofos da ciência.

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