O que me aborrece é que em meio a dor e sofrimento causados pelo acidente, alguns encontram espaço para levar as especulações a níveis impensados e antes mesmo de saber a causa, já apontam culpados. O que querem com tamanha antecedência? Será que não basta a dor dos familiares? Tornar tanta dor objeto de manobras políticas é indício de desumanidade de que grau na escala Auschwitz? Relacionar apressadamente as causas dos dois maiores acidentes aéreos no Brasil serve a que propósito?
É claro que nada desautoriza essa relação, pode ser que esse novo episódio seja mais uma consequência da absurda morosidade com que as coisas estão sendo tratadas no último ano, mas a quem interessa, antes dessa relação ter qualquer nexo apoiado por evidências, estabelecê-la no calor do acidente, as custas do sangue e da carne dos mortos? A jornalistas sequiosos em afirmar seu poder profético e analítico. Infelizmente há muita gente ganaciosa e desumana no nosso país, disposta a tudo por um lugar ao sol.
Fiquem atentos a tudo que se escreve sobre o tema e a tudo que deveríamos possuir para que essas coisas fossem definitivas, e observem até onde vai o desejo de fazer oposição política. Assim poderemos, ao menos, ter mais clareza sobre quem devemos ler.
Sugiro a leitura do texto de Alon
Voando ou derrapando?
E visualização do acidente num esquema em flash montado pela Folha
Veja como foi o acidente com vôo 3054 da TAM em São Paulo