É cansativo ter que reescrever todas as informações sobre a origem do blog, seu propósito, etc. Depois que o meu antigo blog foi solenemente apagado, a tarefa de novamente compor uma breve descrição do conteúdo que por aqui versa tornou-se urgente — uma vez que eu não tinha backup daquela informação. Pois bem, passemos sem delongas à tarefa que espero realizar de modo mais objetivo.
Desta vez o título tem como objeto a cidade de Santa María, lendário engenho ficcional do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti. É esta natureza fictícia que eu imagino ser um símbolo adequado à matéria volúvel deste espaço. É verdade que já havia um claro pendor político, no antigo blog, em razão das questões constantemente abordadas, contudo foi sempre meu interesse revezar a sobriedade dos temas políticos à beleza das formas literárias ou ao (vale por um predicado) dos enunciados filosóficos.
O Blogger impõe limitações ao desenvolvimento de recursos para utilização do blog, além de obstáculos estéticos derivados. Por este motivo nesta mesma seção constará as informações sobre os possíveis autores e colaboradores, além deste presente comentário sobre conteúdo.
De forma esquemática e sucinta eu garanto que por aqui temas como política, filosofia e literatura estarão sempre presentes, não de forma categórica, mas de modo esparso, diluídos em conteúdos cotidianos, reais ou irreais, ao melhor estilo (?) onettiano.. nos molde de Santa María.